Busca de Produtos



PRODUTOS
Lei de Biot-Savart
Cód. HO-ED-EM-05
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios de Lei de Biot-Savart. Além dessas vantagens temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
INTRODUÇÃO
 
O equipamento foi concebido para o estudo da lei de Biot-Savart. Esta lei pode ser aplicada praticamente para calcular o campo magnético produzido por uma distribuição de corrente não uniforme. Dá uma relação quantitativa fundamental entre uma corrente elétrica e o campo magnético. A lei também é válida para uma corrente que consiste em cargas que fluem pelo espaço.
 
O campo magnético, ao longo do eixo de uma espira de fio e bobinas de diferentes dimensões será mensurado usando um medidor de campo magnético. A relação entre a máxima intensidade do campo magnético e a dimensão das bobinas será analisada e comparada entre os efeitos medidos e teóricos. O sensor do campo magnético é montado no trilho graduado. Pode ser movido suavemente e precisamente para a medição do campo magnético ao longo do centro das bobinas. Em geral, qualquer indução de corrente tem um momento de dipolo magnético. Isso ajuda a explicar por que alguns materiais exibem fortes propriedades magnéticas.
 
TÓPICOS RELACIONADOS
  • A lei de Biot-Savart
  • Densidade do fluxo magnético
  • Bobinas de Helmholtz
  • Bobinas simples
  • Momento magnético
BOBINA DE HELMHOLTZ
A bobina de Helmholtz consiste em duas bobinas que têm o mesmo raio e montadas em uma base para fornecer um campo magnético uniforme entre as bobinas. A base tem uma ranhura que permite que as bobinas sejam espaçadas a qualquer distância de 3 cm a 20 cm (distância centro-centro). A separação entre as bobinas de Helmholtz está marcada na base.
 
BOBINA SIMPLES
Para uma única bobina de raio r com N espiras e corrente elétrica I, o campo magnético devido à bobina a uma certa distância ao longo do eixo que passa pelo centro da bobina e perpendicular ao seu plano, pode ser calculado usando a Lei Biot - Savart. O valor do campo magnético é medido para diferentes correntes.
 
EXEMPLO DE EXPERIMENTOS
 
Estudar a variação do campo magnético e a corrente elétrica devido à bobina de Helmholtz e à bobina simples.
Determinar a constante do campo magnético.
Medir a densidade de fluxo magnético no meio de várias espiras de fio usando o medidor de campo magnético.
 
 
CARACTERÍSTICAS
 
Medidor digital dá uma leitura direta do campo magnético.
A distância centro a centro da bobina de Helmholtz pode ser variada.
Medições precisas.
Suporte do sensor do campo magnético oferece excelente rigidez e precisão de posicionamento.
Configuração modular.
 
PRODUTOS DO FORNECIMENTO
 
1 x Bobina Helmholtz
3 x Bobinas circulares
1 x Fonte de alimentação de corrente constante
1 x Medidor digital do campo magnético
1 x Suporte do sensor do campo magnético